NOTÍCIAS
CONTATO

História







O Haras Lagoa Dourada é um criatório com uma história de tradição e dedicação em prol da raça Pêga. São mais de 30 anos de trabalho para o melhoramento e a continuidade de um legado que começou com o bisavô do criador Tarcísio Resende, o Coronel Eduardo José de Resende. 

No final do século XIX, o coronel comprou nove asininos, dando início a um intensivo processo de melhoramento genético e padronização dos animais, na Fazenda Engenho Grande dos Cataguases, em Lagoa Dourada, sendo esse considerado o marco concreto de formação e o berço da raça Pêga. 

Em continuidade ao seu legado, o Major Agostinho José de Resende, seu filho, seguiu na criação dos asininos e muares, assim como seu neto Álvaro José de Resende, pai de Tarcísio Resende. 

A marca Pêga tem origem no artefato formado por uma argola de ferro, uma espécie de algema, que era usado pelos antigos senhores para prender os tornozelos dos escravos fugitivos. Os jumentos que deram origem à raça eram marcados a ferro quente por seus criadores, sendo esta, desde então, uma marca característica e exclusiva dos criadores descendentes do Coronel Eduardo. 

A criação do Haras se mantém fechada, com o objetivo de manutenção e melhoramento genético de quatro das melhores linhagens antigas de Lagoa Dourada. O resultado são asininos de elevado padrão zootécnico e marcha que, acima de tudo, desempenham a sua função primordial: a produção de muares marchadores, de excelente índole e beleza zootécnica.